A importância do Planejamento Estratégico

Robson Campos      segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

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Olá! Tudo bem com você?

O Planejamento Estratégico é a base de tudo para o bom desempenho organizacional. Planejar é uma atividade que faz parte de qualquer pessoa.
O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de suma importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se em relação as ameaças e para que ela possa fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.
Devemos fazer um planejamento em tudo na nossa vida e com isso conseguimos atingir nossos objetivos, dentro dos prazos estipulados.
“Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar.” Jim Rohn
A vida é um labirinto e o planejamento é o mapa para sair dele.
Normalmente todo novo empresário, começa sua atividade empresarial graças a sua habilidade técnica e na maioria dos casos possui pouco ou nenhum conhecimento administrativo, financeiro, de marketing, gestão com pessoas ou experiência com vendas.
E aí que começa a dificuldade de gerir seu próprio negócio.
Embora, tenhamos exemplos de empresários bem sucedidos, baseados na intuição, mas nem sempre a intuição garante resultado prático na gestão empresarial.
Aí é que está a justificativa dos grandes índices de empresas fechando no primeiro ano e maior ainda as que não chegam ao seu quinto ano de atividades.

O desenho do Planejamento Estratégico assume papel importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa em um nicho de mercado, representando um diferencial competitivo que chamamos de Proposta de Valor.
Devemos pensar em produtividade, qualidade e flexibilidade. E esta, por sua vez, está atrelada a capacidade da organização em se adequar face às demandas flutuantes de seu mercado, fazendo com que os sócios e/ou gestores mantenham uma visão focada nas pequenas oscilações ocorridas dentro e fora deste cenário, provocando uma postura organizacional proativa, capaz de enfrentar e se adequar a qualquer nuance.

Porque usar o planejamento estratégico?
Quais os impactos gerados na organização com sua implementação?
Como utilizá-lo?
Muitos empresários relutam em reconhecer a sua importância, muitos por desconhecimento, alguns por falta de mão de obra preparada na formulação e execução dos mesmos, algumas organizações não possuem direção, gerindo pessoas e negócios pelo instinto, de forma empírica vão galgando obstáculos que se apresentam no dia a dia, é fato que, muitas empresas não possuem planejamento estratégico, não possuem plano de ação, não possuem seus objetivos definidos de forma clara, o que as torna vulnerável aos ataques de concorrentes mais experientes, abrindo espaço para entrada de novos players, permitindo a criação de novas marcas, novos negócios, usando como referência a própria empresa, fazendo parte mais tarde das estatísticas de mortandade prematura de empresa com menos de um ano de abertura.

Assista o vídeo que gravei:https://youtu.be/6SVbxZdkIsk

Particularmente sou um exemplo de empreendedor que comecei a trabalhar regularmente com 11 anos, montei meu negócio aos 14 e abri oficialmente minha primeira empresa com apenas 17 anos, tirando o CGC, que é o atual CNPJ, tendo que me emancipar para esse feito. Aonde tinha um bom conhecimento técnico na área de informática e telecomunicações e nenhum na área de gestão de negócios. Tive a sorte de encontrar um excelente apoio na época do Sebrae, e a iniciativa de me inscrever em todos os cursos e palestras sobre gestão empresarial do Sebrae e de outras organizações de educação empresarial.
Ao longo da minha vida empresarial, cometi muito erros, e hoje percebo claramente que a maioria ocorreu por falta de Planejamento Estratégico. As coisas funcionavam “a toque de caixa” e com muita vontade de fazer acontecer.
Na época era muito mais fácil ganhar dinheiro empreendendo e eu tinha uma renda fixa trabalhando para uma grande organização, enquanto empreendia em paralelo. O que me dava uma maior tranquilidade ao começar o mês com o dinheiro certo entrando na minha conta e o que eu fizesse com o meu próprio negócio era lucro.
Atualmente mesmo com muita experiência em Gestão Empresarial, ainda cometo muitos erros, pois sou humano como você e assim não sou perfeito, cheio de manias, imperfeições, desiquilíbrios emocionais, assim como você.

Veja esse vídeo também que falo do planejamento estratégico como um processo contínuo; https://youtu.be/rz6NYbbVFCg

Veja o Mapa Estratégico BSC da nossa Corporate Gestão 360°.

Saiba mais sobre Mapa BSC neste vídeo: https://youtu.be/LSiVpN3rgMI

bem definidos, mantendo claramente meu propósito de vida sempre sob minha reflexão.
Uma das ferramentas que eu recomendo ser utilizada para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico é o Business Model Canvas.
O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.
As descrições formais do negócio se tornam os blocos para construir suas atividades. Existem várias conceptualizações diferentes de negócio; o trabalho e a tese de Osterwalder em 2004, propõem um modelo único de referência baseado nas semelhanças de um vasto número de conceptualizações de modelo de negócios. Com seu padrão de design de modelo de negócios, uma empresa pode facilmente descrever seu modelo de negócios.

Business Model Canvas

“Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.”, Osterwalder.

O Business Model Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
Infraestrutura ou respostas “Como?”

Atividades-chave: As atividades mais importantes para executar a proposta de valor da empresa. Exemplo: a Bic teve que criar uma eficiente supply chain para reduzir os custos.

Recursos-chave: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente. São considerados ativos da empresa e são necessários para manter e dar suporte ao negócio. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos ou intelectuais.

Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.

Oferta ou respostas “O que?”

Proposta de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (2004), uma proposta de valor “é uma visão geral dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra.”
Clientes ou respostas “Para quem?”

Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.

Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.

Relacionamento com o Cliente: A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de customer relationship management (CRM).
Finanças ou respostas “Quanto?”

Estrutura de custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.

Fluxos de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.
Aplicação prática:

O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem a esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise.

Abraços,
Robson Campos .’. Gestão 360
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#Empreendedorismo #SIMGestao36
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