Como criar sua persona?

Robson Campos      domingo, 3 de setembro de 2017

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Você sabe o que é uma Persona?

Segue um site para te ajudar a criar sua Persona, que é uma “nova” terminologia do mercado, que retrata a idealização metafórica da pessoal ideal dentro do seu público-alvo para comprar seus serviços.

http://www.criesuapersona.com.br

Assista o vídeo em que eu falo mais sobre Persona em nosso canal do YouTube: https://youtu.be/ZmmjhqcVa7o

Ao longo do tempo, a idéia veio tomando caminhos diferenciados, e hoje muita gente trabalha com o conceito sem saber exatamente o que está fazendo.

De forma resumida, as personas são uma forma de extrapolar conceitualmente os resultados de pesquisas demográficas a respeito dos consumidores de uma marca. Aliás, pode-se trabalhar com dados demográficos dos consumidores, mas também com projeções a partir de análises de usuários de mídias sociais ou até mesmo de pesquisas de marketing mais gerais. Em todos os casos, a construção da persona está associada diretamente a dados concretos a respeito de consumidores ou potenciais consumidores.

Em síntese, a persona é uma personagem que resume todos os atributos do seu cliente ideal, que defende  sua marca, representando características físicas e psicológicas do seu cliente-modelo. 

Estes atributos, são identificados por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas reais e não de nossa imaginação.
Sugiro que defina 10 perguntas as quais faça sentido para você e seu negócio, prepare esse questionário e mande por e-mail e whatsapp para 10 clientes seus. Os que não responderem, você liga para fazer as 10 perguntas e ainda acho legal fazer essa pesquisa pessoalmente com 3 pelo menos.
Você vai ter uma grande surpresa com o que vai ouvir. O importante nesse momento é perguntar e apenas ouvir, não explicar, não se justificar, apenas ouvir positivamente e agradecer cada resposta de maneira positiva considerando inclusive as críticas que vai receber.

Pode começar fazendo esse questionário para sua pesquisa de campo com outra poderosa ferramenta chamada Surveymonkey, que tem uma versão gratuita.

Como sinônimos de Persona, você encontrará, dependendo do seu segmento, os termos: avatar, target, público-alvo e muitos por aí falam que Persona é diferente de Público-Alvo.

Minha sugestão é que idealize essa sua Persona com base nos 3 clientes que mais compraram de você nos últimos 3 meses, os quais lhe deram menos trabalho e estão mais satisfeitos. Inclusive use o nome ou apelido de um deles para criar seu “Personagem”.
Como “mágica” depois disso, vão surgir para você clientes nesse mesmo perfil e cada vez mais você vai atender mais e mais clientes com esse mesmo perfil, consumindo de você os mesmos serviços e automaticamente você terá definido sua “Curva ABC” de seus serviços, que serão suas 3 categorias principais de serviços mais rentáveis, mais lucrativos e que te dão menos trabalho e mais prazer em realizar.

Segue ferramentas gratuitas de BI – Business Intelligence para você pesquisar melhor o seu mercado e identificar seu público-alvo e sua Persona:

IBGE – Cidades
Google Adwords
Facebook Business
Mailchimp
Crystal Knows
Google Trends
Clear Analytics
Surveymonkey
Crie sua persona
Espero que tenha contribuído.


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Abracos, 

Robson Campos .’. Diretor Gestão 360
Robson.campos@corporategestao360.com.br 

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